quarta-feira, 21 de abril de 2010

Festivais e sua finalidade


A maioria era religiosa. Em Esparta haviam festividades militares.Os festivais em geral só os homens participavam, mas também tinham fundo religioso. Na Grécia Antiga, contudo, o maior período de festividades eram os jogos sagrados. a finalidade era pra que nesse período no qual não podiam haver guerras e conflitos eram deixados de lado para respeitar o prazo sagrado das festividades. eram eles - Os jogos Olimpicos;disputados na cidade de Olímpia,em Olímpia os jogos atingiam sua plenitude, em organização e número de participantes, e onde desenvolveram-se como competições regulares e de extrema importância para todos os helênicos . - Os jogos de Nemeus;Dedicados ao deus Zeus,atribuia a sua criação a Hercules.Celebravam-se de dois em dois anos, no mesmo ano em que os Jogos Ístmicos e em anos intercalares aos Jogos Olímpicos. - Os jogos Ístmicos;dedicado ao deus Poseidon,promovidos a cada dois anos,no Istmo de Corinto, ponto de ligação entre a Grécia continental e o Peloponeso. Esses torneios recebiam um grande número de participantes e espectadores. - Os Jogos Píticos;dedicado ao deus Apolo,realizava-se de quatro em quatro anos em Delfos.dois anos depois (e dois anos antes) dos Jogos Olímpicos e entre cada Jogos Nemeus e Ístmicos.
Créditos:
texto:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152408AA9Qc8s
imagem: http://marcosalves.arteblog.com.br/13401/O-Teatro-Grego/

Como e onde eram apresentadas as peças teatrais.


Teatro epidauro: Esse teatro, segundo Pausânias (séc. II), era o melhor de toda a Grécia. Ele atribuiu a construção ao arquiteto Policleto, o Jovem (c. -360/-350), de modo que a construção que podemos ver atualmente data de meados do século -IV. Posteriormente, diversos reparos foram efetuados. A orquestra tem cerca de 20 m de diâmetro e o auditório, extremamente simétrico, quase 118 metros. Todos os assentos têm 75 cm de largura e 43 cm de altura, e a visão da orquesta a partir de qualquer um deles é muito boa. Cabem, com folga, cerca de 12.000 pessoas.

Teatro de Siracusa:
A existência de um teatro em Siracusa é mencionado no final do século V aC por mimografo Sofronie, citando o nome do arquitecto, Damocopos, disse Myrilla por ter propagação pomadas (myroi ") abertura. Il teatro ebbe grande importanza come sede dell'attività teatrale del commediografo Epicarmo , dei contemporanei Formide e Deinoloco . Eschilo vi rappresentò (forse nel 456 aC ) " Le Etnee " ( tragedia scritta per celebrare la rifondazione di Catania con il nome di Aitna ad opera di Ierone I ), e I Persiani , già rappresentata ad Atene nel 472 aC Quest'ultima opera è giunta fino a noi, mentre la prima è andata perduta. O teatro teve uma grande importância como a sede do teatro commediografo Epicarmo de contemporâneos Formidable e Deinoloco. Ésquilo estava lá (talvez em 456 aC).

Teatro de Dionísio:

O Teatro de Dionísio foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Situa-se na encosta sul da Acrópole de Atenas. Seu nome é devido a Dionísio, deus do vinho. Nas grandes festas anuais em sua honra é que os cantos rituais, as danças e os sacrifícios rituais resultaram em representações teatrais. Foi lá que foram apresentadas as célebres tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Créditos:
texto e imagem: http://willvx.blogspot.com/

A importância do coro




Coro designava um grupo de dançarinos e cantores usando máscaras que participavam activamente nas festividades religiosas e nas representações teatrais. Na tragédia clássica, o coro é uma personagem colectiva que tem a missão de cantar partes significativas do drama. Na origem, representa a polis, a cidade-estado, ampliando a acção para além do conflito individual De início, o texto do coro constituía a parte principal do drama, ao qual se interpolavam monólogos e diálogos. É possível encontrar coros também nas odes pindáricas, exactamente com a mesma função. Com o desenvolvimento da tragédia, o coro fixou-se como uma parte secundária do texto dramática, geralmente reservada ao comentário público. Em consequência, o coro torna-se depois uma parte perfeitamente supletiva que apenas serve para fazer uma pausa entre os actos. Com o desenvolvimento do drama, o coro perde a sua configuração e importância original, abandonando a representação de uma personagem colectiva. A parte coral pode então ser executada por um só cantor, como acontece, por exemplo, já no drama isabelino. Pelo seu carácter repetitivo, o coro aproxima-se da função do refrão. No teatro moderno, fala-se por vezes em personagem de coro (choral character) para designar aquele actor que comenta regularmente a história representada. A função original do coro da tragédia grega não se perde nesta concepção: ele funciona sempre como um espectador ideal que se responsabiliza pelo equilíbrio das emoções e pela moderação dos discursos.

Na tragédia clássica, existe um elo de ligação muito forte entre o drama e o coro. De facto, crê-se que a tragédia tenha surgido em virtude das actuações quer líricas quer religiosas de um coro composto por dançarinos mascarados que cantavam. O coro no teatro trágico grego era formado por um grupo de actores que se mantinham afastados da acção principal da peça, dispondo-se em rectângulo, tendo por função exclusiva comentar os acontecimentos dramáticos, como atestam as peças de Sófocles e Ésquilo.

Créditos: texto: http://willvx.blogspot.com/
imagem: http://willvx.blogspot.com/

Primeiro ator


Não se sabe ao certo quem foi o primeiro ator, pois naquela época, o nome do ator não era importante, assim como o nome do artista que esculpia as esculturas tbm não era importante. Passou-se a dar valor ao nome do ator ou do artista a partir do renascimento.Sabe-se apenas o nome dos dramaturgos mas registros históricos descreve que a origem do teatro aconteceu na Grécia Helênica. No IV século A.C. Os próprios documentos gregos descrevem o cortejo satírico, improvisado, dedicados ao Deus Baco (Deus do Vinho, considerado Deus do Teatro), a semente do teatro, que posteriormente foi organizado nas Polis com festivais de tragédias e comédias. Nesta semente, neste cortejo, certa vez, destacou-se um poeta, Téspis, que no meio da turba subiu em sua carroça e portando uma máscara, disse ser o próprio Deus do Vinho.

Créditos:
texto: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060710192928AASS1Rk
imagem:

Aspectos


Durante o período clássico da história da Grécia (século V a.C.) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragédia e a comédia. Ésquilo e Sófocles são os dramaturgos de maior importância desta época. A ação, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nos teatros gregos desta época. Nesta época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira. Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação. Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.

Créditos:
texto: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/teatro_grego.htm
imagem: http://ouvidodemaxwell.com/taxonomy_menu/1?from=50

A Introdução do Teatro Grego.


Um dos aspectos mais importantes da cultura grega antiga certamente foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de uma forma tão marcante que até hoje várias peças teatrais da Grécia Antiga ainda são apresentadas.
O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização, sendo representada para diversas pessoas.

Créditos:
texto: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/teatro_grego.htm
imagem: http://osereosagrado.blogspot.com/2009/03/dionisio-e-o-deus-do-teatro-do-vinho-e.html

Trabalho de Arte

A criação desse blog foi proposta pela professora de Arte, Sônia, para divulgarmos a história do teatro grego , desde a sua criação até o modo como ele é apresentado. O grupo é composto por Mayara Carvalho, Bruna Franco, Jayne Vieira, Thiago e Giovanni Sotto.